• Blog
  • Podcasts
  • Sobre
Menu
  • Blog
  • Podcasts
  • Sobre
Instagram Facebook
  • Dicas do Derek

Como aprender inglês com música

  • Derek Noble
  • 03/07/2019

Você já sabe que estudar inglês pode ser cada vez mais atrativo se você buscar materiais interessantes, certo?  Já mostramos aqui como eu aprendi inglês jogando video game. Mas, além dos games, música e podcasts podem ser materiais muito ricos de conhecimento e irem além da diversão.

Você já conhece também as dicas de Como aprender gramática através da música. Mas aprender inglês com música não fica somente na gramática. 

Ouvir músicas em inglês – e em outra língua que você queira aprender – potencializa seu aprendizado de inúmeras formas. É possível ter um aprendizado eficaz se você seguir os 5 passos que mostraremos aqui.

Quais os benefícios de aprender inglês com música?

 
  • Motivação

A motivação e a disciplina são chaves fundamentais no aprendizado de uma língua estrangeira. Mas elas precisam caminhar lado a lado. Se você tiver uma motivação forte para aprender inglês, fica mais fácil manter a disciplina.

Por isso, aprender inglês com música é uma motivação extra, pois você estará aprendendo com um material interessante e que leva nossa mente para um local muito divertido. Principalmente se cantamos ao mesmo tempo em que ouvimos e lemos a letra.

Além disso, não é nada complicado apertar o play e ouvir música em inglês enquanto toma banho, lava a louça ou caminha na rua, certo? Essas são atividades que fazemos todos os dias e que têm um grau de exigência menor, mas com uma eficácia enorme.

  • Enriquecimento do vocabulário

Quando uma música nos chama a atenção, é importante saber qual o assunto, mensagem ou história da canção.

Por exemplo, na música No air, da cantora Jordin Sparks: palavras relacionadas ao corpo humano e ações ligadas a respirar, comuns no inglês falado, irão aparecer, como heart e breathe, além de frases completas como it gets so hard for me to breathe (fica muito difícil para eu respirar) ou I just can’t breathe (eu simplesmente não consigo respirar) e you took my breath (você tirou meu fôlego)

Além disso, ao entender o sentimento expresso nas músicas, somos capazes de aumentar o vocabulário e a capacidade de compreensão da língua. Na canção de exemplo, os sentimentos expressos são amor, tristeza e saudade. Mas, em outras canções, você vai identificar vários outros, como culpa, alegria, arrependimento, melancolia, celebração ou crítica política.

  • Prática de fala

Ao ouvir uma música repetidas vezes, somos afetados por ela e, então, um processo de conhecimento se instala em nosso cérebro. Imprimimos a imagem mental da história ou mensagem, passando a repetir consciente e inconscientemente as frases que mais nos marcaram através do pensar na música ou ao cantarolarmos ela.

Na maioria dos casos, na primeira vez, não iremos entender toda a letra da música apenas ouvindo. Por isso, você pode consultar sites com as letras das músicas, como Lyrics e Genius, além de sites brasileiros que trazem as traduções das músicas, como Letras e Vagalume.

Se você toca algum instrumento, o Cifraclub pode lhe ajudar com a letra e a cifra de suas músicas favoritas, o que facilita muito a assimilação. Além disso, você pode gravar sua voz cantando, sem se preocupar com o timbre e a afinação, apenas com sua pronúncia e naturalidade no cantar. Isso vai exercitar os mais de 40 músculos da face e ajudar com a posição da língua, boca, dentes e respiração.

Aprender de forma natural

 

Você deve estar se perguntando se basta ouvir músicas em inglês e já sair fluente por aí. É claro que nenhum aprendizado acontece de forma rápida e mágica.

Não existe nenhum método que possa lhe garantir fluência em determinado tempo se você não tiver disciplina e consistência na forma como busca conhecimento. O ensino de línguas, em diversos casos, é focado somente em palavras e frases e o foco fica mais no estudo e nos exercícios de maneira muito formal.

Entretanto, o inglês falado tem ritmo informal, entonação, contrações e reduções que fazem com que palavras se juntem mudando os sons. Por exemplo, na música I got a feeling, da banda The Black Eyed Peas.

O refrão diz “I got a feeling that tonight’s gonna be a good night”. Essas frases são extremamente comuns no inglês falado. Como aprendemos isso? A música nos ajuda a absorver esses aspectos de maneira natural.

Você precisa aprender alguma coisa nova todos os dias, pois a consistência é a chave do aprendizado. Não uma vez por semana, nem uma vez por mês. Não basta tirar um dia para estudar.

Lembre-se que a motivação para o aprendizado de inglês está tanto em um objetivo forte a médio prazo quanto nos materiais que você escolhe. Então escolha materiais interessantes em inglês com os quais você possa ter contato todos os dias. Assim você vai perceber que é possível até mesmo aprender inglês com séries e filmes.

 

Como fazer para aprender com música?

 

Alguns passos já te contamos ali em cima: consistência e disciplina. 

Conheça agora 5 passos fundamentais para transformar essa atividade prazerosa em aprendizado:

1. Leia o título da música


Busque compreender a ideia principal contida nele. Isso auxiliará a entender do que se trata a música.

2. Ouça um set de 3 músicas diária e repetidamente


Escolha aquelas músicas que já não saem da sua cabeça e aproveite para transformá-las na parte mais consistente de seu aprendizado.

3. Leia a letra e cante junto.


Ler, ouvir e cantar ao mesmo tempo auxiliará você a exercitar habilidades fundamentais do aprendizado em língua estrangeira.

4. Pense e cantarole as partes que memorizou


Não hesite em cantar: é isso que lhe trará a habilidade de se habituar com a pronúncia e com o vocabulário da música.

5. Encontre a frase ou citação que mais gostou na música

Dicas bônus:

Além desses 5 passos essenciais, siga estas outras dicas também:

  • Assovie e batuque a música, se possível for.
  • Se tocar um instrumento, toque e cante ao mesmo tempo.
  • Assista ao videoclipe da música.
  • Pense em outro título que você daria para a música.
  • Identifique o momento da música (passado, presente ou futuro).
  • Reconheça as rimas nas frases da música (o som do inglês nem sempre é igual à escrita).

Se você gostou dessas dicas e quer mais uma dica de ouro, escreva um texto curto sobre uma música que você gosta e envie para suporte@inglescomderek.com.br para receber um feedback sobre seu texto.

Derek Noble

Derek Noble

Gostou desse artigo?

PrevAnteriorInglês com séries: como entender o inglês da série Outlander
PróximoINGLÊS COM SÉRIES: Como aprender inglês assistindo FriendsNext

Deixe um comentário

JOIN US!

Faça parte da comunidade Inglês com Derek e receba muito mais conteúdo em inglês!

  • suporte@inglescomderek.com.br
  • CNPJ 32.112.753/0001-85

Termos de uso | Política de privacidade

Facebook-f Instagram

Inglês com Derek © Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ pela equipe Inglês com Derek.

Já vai?

Faça parte da comunidade Inglês com Derek para receber conteúdo exclusivo!